sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Notícias e Agradecimentos

12.09 - Quarta

Dia, como outros, no qual trabalhamos durante toda a manhã. E depois do almoço, fomos visitar um castelo um pouco afastado de Bratislava. Chama-se Red Castle, por que foi construído com um barro vermelho. É um castelo lindo onde existe uma exposição de móveis de diferentes épocas. Esses passeios são sempre muito agradáveis e fazem com que a gente possa descansar um pouco do trabalho e nos reabastece para o outro expediente. Maria José foi conosco e conversei com ela sobre o picture book. Ela conhece bem a produção européia e a brasileira, e me falou que o livro de imagem como conhecemos, sem texto algum, é uma tradição muito forte para nós, mas que para o europeu o picture book é um livro com pouco texto onde o texto ilustra a imagem. Isso foi muito bom para mim, pois faz tempo que quero escrever um livro de imagens, mas sinto que a história necessita de algumas palavras. Hoje me sinto mais livre para criar essa narrativa. E isso está fazendo muita diferença para mim. É impressionante como os iranianos produzem muito. Eles conseguem fazer duas ilustrações enquanto os demais fazem apenas uma ou menos que isso. Como o tempo do workshop é curto, precisamos produzir para uma pequena exposição que teremos no último dia, e não sobra muito tempo para conversarmos um pouco mais sobre ilustração. Como somos poucos alunos, Pal´o pode sentar conosco e conversar com cada um sobre o trabalho e sobre nossas dificuldades e potenciais. Isso tem sido muito bacana.

13.09 - Quinta

Pela manhã acordei muito cansada. O fuso horário tem hora que realmente pesa. Precisei ficar no hotel um pouco mais para me recuperar e só cheguei ao atelier às 11:00h. Em compensação consegui produzir bastante. Depois do almoço fomos fazer algumas compras e depois voltamos para o atelier para trabalharmos até as nove horas. Conversei um pouco com Pal´o e falei o quanto esse momento estava sendo importante para mim. Ver como meus cada um dos meus novos amigos trabalham, ter entendido uma nova forma de ver o picture book, vivenciar um momento de tão grande afetividade entre pessoas que não se conheciam e que tão rapidamente se reconheceram, está sendo uma experiência sem precedentes para mim. Ele ficou muito feliz com o que falei e me agradeceu pelo retorno, pois é exatamente esse o objetivo desse workshop, abrir nossa mente para novas possibilidades profissionais e de relacionamento.

14.09

Hoje foi um dia muito lindo!!!! Nosso último dia de trabalho aqui em Bratislava. Pela manhã terminamos as ilustrações. Duas ilustrações de cada um de nós fica para a BIB. Depois do almoço arrumamos o espaço, colocamos nossas ilustrações no paspatour e preparamos uma pequena exposição para alguns convidados da BIB. Foi um momento de muito trabalho em equipe e a abertura foi extremamente emocionante. Bárbara, a coordenadora do workshop falou sobre a importância que tem esse tipo de evento, em seguida nosso professor falou do processo que vivenciamos durante a semana e ressaltou a importância que foram esses dias, não só profissionalmente mas em relação a como o grupo foi coeso e solidário. Como choveu bastante esses dias por aqui algumas vezes ele ofereceu carona para alguns de nós e, naturalmente, optamos em estar sempre juntos, e isso o comoveu bastante. Depois da pequena vernissagem fomos comemorar todos juntos no O Angelus, agora sei como escreve! Foi uma noite muito gostosa. Bebemos, dançamos e realmente, nos confraternizamos. Foi uma noite muito afetiva e carinhosa entre todos nós. Foi criado um laço forte entre nós seis e o nosso professor, que nos é tão amado. Ao sair ele me falou que apesar de estamos em países tão distantes, sabe que na verdade em muitas coisas estamos juntos. Acho que hoje vivi o momento mais difícil da viagem. Me despedir dessa pessoas com quem compartilhei momentos to preciosos e inesquecíveis.

Conclusões

Ainda não sei como essa viagem vai repercutir em minha vida nem em meu trabalho. Quando vim para Bratislava não trouxe o material que costumo usar, nem trouxe nada concreto que eu quisesse produzir aqui. Apenas o coração livre e aberto para o que de novo essa experiência pudesse me dar. Vivi uma grande experiência e um grande desafio. Criar uma história de uma noite para o dia, usar um material que nunca havia usado antes, no caso a têmpera, com um tempo limitado, me comunicar em uma língua que não é a minha, pois essa foi a primeira vez que me encontro em um país estrangeiro sem um brasileiro ao lado. Hoje meu mundo está maior e o mundo está menor já que tenho pessoas tão amadas em locais diferentes. Pessoas que viveram, e vivem, em países com guerra, com revoluções, com dificuldades, com vários tipos de limites, sociais e políticos, e que viveram dias de comunhão de idéias, objetivos e de união. Dias que sei que serão inesquecíveis para cada um de nós.

Agradecimentos

Desejo agradecer, de todo o coração, a FNLIJ, por ter me indicado para esse workshop, a BIB pela oportunidade dessa vivência, a minha mãe, pelo imenso amor que compartilhamos, aos meus maravilhosos filhos, que sempre apóiam essa mãe completamente pisciana, e a minha querida amiga Geórgia, que tão docemente realizou esse blog.

Beijo a tod@s
Rosinha

4 comentários:

Sandra Ronca disse...

Rosinha, fico feliz por você, imaginando como se sente! Abençoada!
Parabéns. Você merece!
Vi o Blog pela Neorama. Que bom que postaram por lá.
Gostaria de ver a sua produção do workshop. Ou é segredo ainda?
Beijos
Sandra

bonina disse...

mulher, que coisa mais maravilhosa!!!
:)
ai ai...

bonina disse...

ah, bonina sou eu!
beijos
diana

Ana Paula disse...

E o livro de imagens saiu? Meu sobrinho tem um ano e aguns meses, queria um livro só de imagens para eu ler para ele e contar a história que viesse a cada cena...